Posiarte 2019 estimula e divulga potencialidades de crianças e jovens em Curitiba

Sete mil estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Positivo participam da Posiarte, uma série de eventos artísticos que tem início em setembro e segue até novembro. O projeto cultural visa estimular e divulgar as potencialidades dos alunos e sua capacidade de inovação e criação. A décima segunda edição do projeto traz o tema “Eu, cidadão do mundo”. Assim, os estudantes trabalham essa temática em canto, dança, interpretação, movimentos de ginástica, textos, videoclipes e artes plásticas, dando vida aos eventos Mostra de Teatro, Ginástica de Gala, Espetáculo de Dança, apresentação do Grupo Vocal, concurso literário Palavra Viva, concurso de videoclipes Posimusic, Let’s Play e Exposição de Arte.

O evento teve início no dia 31 de agosto, com a Exposição de Arte, no Museu Oscar Niemeyer, onde os trabalhos confeccionados nas aulas de Arte foram expostos. No dia 21 e 22 de setembro acontece a Mostra de Teatro, que traz 15 peças sobre viagem no tempo, princesas, mistério, conflitos interpessoais, entre outros. Por meio de enredos criados pelos próprios alunos, os espetáculos contam histórias inspiradoras, nas quais os estudantes foram instigados a refletir sobre seus anseios e seu papel transformador no mundo. As apresentações, gratuitas e abertas ao público, acontecem no Colégio Positivo – Jardim Ambiental.
Nos dias 27 e 28 de setembro, o Ginásio da Universidade Positivo recebe as apresentações da Ginástica de Gala. Por meio da Ginástica Rítmica e da Ginástica Artística, cerca de 600 estudantes convidam a plateia a refletir sobre os desejos e o poder de transformador dos seres humanos.

Com interpretação e coreografias, os alunos da Educação Infantil aos Anos Finais (Ensino Fundamental II) participam do Espetáculo de Dança. Inspirado no filme “A Bela e a Fera”, a apresentação aborda o poder transformador que cada ser humano carrega consigo. Por meio da dança, os estudantes mostram, também, as alegrias e os mistérios da história da personagem que almeja um futuro diferente: em um lugar maior que sua aldeia, igualzinho aos lugares que ela “conhece” nos livros que lê. As apresentações acontecem em duas sessões, nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Positivo – Pequeno Auditório.
No dia 25 de outubro, os alunos do Ensino Médio participam do Sarau Literário. O evento é uma união da música, literatura, dança e teatro. Além das apresentações, são premiados os trabalhos realizados ao longo do ano para a atividade interdisciplinar “Cine Positivo”. Já no dia 26 de outubro, no auditório do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, acontece o Let’s Play, no qual os alunos se apresentam com bandas.

No dia 29 de outubro, acontece em Curitiba a premiação dos melhores textos literários de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao último do Ensino Médio do Colégio Positivo e também do Curso Positivo, no evento denominado Palavra Viva. Os melhores trabalhos de cada turma são selecionados pelos professores e publicados em um livro. Uma comissão avaliadora externa seleciona os premiados. Por meio de videoclipes, estudantes do Ensino Médio apresentam a conclusão de um trabalho de Língua Inglesa, no qual precisam produzir, do roteiro à edição, videoclipes de músicas em inglês. Nos dias 7 e 8 de novembro, no ginásio do Colégio Positivo Júnior, são apresentados e premiados os melhores trabalhos, no Posimusic Awards.

Os alunos que fazem parte do Grupo Vocal do Colégio Positivo sobem ao palco para lembrar e emocionar a plateia interpretando canções que vão de Michael Jackson a Melin. A iniciativa valoriza as múltiplas inteligências e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da linguagem musical, da voz e da socialização dos 200 alunos participantes. As apresentações acontecem no auditório do Colégio Positivo – Jardim Ambiental no dia 26 de novembro.