Estudantes participam de atividades relacionadas ao tema

No dia 30 de outubro, os estudantes do Colégio Positivo Internacional celebraram o Halloween, conhecido como Dia das Bruxas no Brasil. A festividade surgiu com os povos celtas, que celebravam o encerramento das colheitas e produziam lanternas de abóbora para afastar os “maus espíritos” e as pessoas que queriam roubar os alimentos. Atualmente, a celebração é realizada em diversos países, em especial nos Estados Unidos. Com o objetivo de apresentar a tradição, a cultura e diversidade da festividade, a escola promoveu diversas atividades relacionadas ao tema.

Os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, por exemplo, participaram de uma balada com guloseimas e lanche festivo. Já o 6º e o 7º ano fizeram uma caminhada zumbi pelo câmpus da Universidade Positivo, além de participar de um lanche temático e uma caça aos monstros. Todos os estudantes, para entrar no clima da celebração, foram fantasiados. No colégio, apareceram muitas bruxas, vampiros, múmias, princesas, zumbis, entre outros.

Durante o evento, os alunos também participaram de atividades como decoração da sala de aula e murais; jogos como Caça ao Tesouro, caracterizar os colegas como múmias, Caça à Maçã, etc; aula de culinária, onde aprenderam a cozinhar enroladinhos de salsicha em formato de múmias; além de aprender, em sala de aula, sobre as origens e características da celebração.

De acordo com a professora Michelline Baptista de Macedo Ramos, os alunos gostam muito dessa parte lúdica e entendem que é um dia diferenciado, em que aprendem se divertindo. Além de trazer muitas brincadeiras, é importante também para o aprendizado. “A celebração proporcionou uma grande troca de cultura, em que os estudantes aprenderam como os outros países comemoram a festividade, o porquê de acontecer, as características, decorações, entre outras coisas. É um momento lúdico com os amigos e importante também para a família, já que muitos estudantes compartilham as informações com os familiares e querem reproduzir em casa o que aprenderam em sala de aula”, destaca.

halloween_18122015114223