Vamos falar sobre o Ensino Bilíngue?

Oferecer um segundo idioma como ferramenta de aprendizagem e de comunicação é o grande diferencial das escolas bilíngues. Embora cada vez mais as famílias optem por essa modalidade de ensino para seus filhos, ainda há muitas dúvidas sobre o tema.
Abaixo, confira seis mitos e verdades sobre o assunto:

• O Ensino Bilíngue amplia a percepção de mundo dos alunos: VERDADE

Por aliar o conteúdo às vivências significativas, o aluno inserido no bilinguismo estabelece contato natural e contextualizado com diferentes culturas, possibilitando, assim, uma imersão em outras realidades.

• Educação Bilíngue atrapalha o aprendizado: MITO

Pesquisas na área de Neurociência mostram que iniciar a escolaridade em escolas bilíngues não atrapalha em nada.
Muito pelo contrário, o aluno, quando exposto a uma segunda língua desde cedo, tem seu cérebro estimulado em diferentes regiões, o que possibilita conexões mais rápidas e naturais.

•  O Ensino Bilíngue desenvolve os lados cognitivo e social: VERDADE

Fluência na língua, naturalidade na comunicação, melhor compreensão de regras gramaticais e conexões mais rápidas são alguns dos ganhos dos alunos bilíngues.

•  Crianças expostas a contextos bilíngues tendem a ser mais criativas: VERDADE

Os praticantes do Ensino Bilíngue, naturalmente, tornam-se flexíveis e desenvolvem habilidades de resolver problemas, mostrando uma mente mais aberta às diversidades.

• A criança também tem imersão em uma segunda cultura: VERDADE

Em um contexto bilíngue, o segundo idioma não é somente uma disciplina, nem só a língua usada para a comunicação entre os professores e alunos. Inevitavelmente, expressões e vocabulários específicos da língua em questão são trabalhados. Além disso, são abordadas, também, questões relacionadas à alimentação, às vestimentas, brincadeiras, semelhanças e diferenças de modos de viver, pensar e organizar o mundo.

• A criança pode esquecer a segunda língua aprendida, caso ela não seja treinada em casa: MITO

Há uma diferença entre “aprender” e “adquirir”. Quando você aprende uma segunda língua, você domina questões gramaticais, sabe regras e usos. Porém, quando você adquire uma segunda língua, você desenvolve habilidades de se comunicar com um interlocutor, compreendendo e se fazendo compreender. Assim, quando a segunda língua é adquirida pela criança, não há necessidade de treinar em casa para não esquecer.

No Colégio Positivo, o aluno aprende a língua inglesa desde os Anos Iniciais, inclusive durante as aulas de Matemática e Ciências.
Como funciona?

Ele tem aulas em português pela manhã e, no período da tarde, aventura-se pelo conhecimento por meio de uma segunda língua.

Ficou ou com alguma dúvida?

Agende uma visita na unidade mais próxima de você e conheça o Ensino Bilíngue do Colégio Positivo.