3,2,1 Férias!

Elas insistem em voltar, as férias batem a nossa porta ao fim de cada semestre para termos tempo! Para sermos criativos e termos disposição para os nossos filhos. No entanto, nós: pais, mães e responsáveis pelos pequenos, não estamos em férias, continuamos com agendas cheias de compromissos, fluxo de pensamentos, problemas e metas a serem resolvidas diariamente. E ainda temos o maior de todos os desafios, não deixar as crianças serem abduzidas pelos meios eletrônicos.

Mas é possível!

Vamos tentar?

Respire fundo, use uma roupa confortável, ande descanso e lembre-se o quanto uma simples caixa já nos foi interessante um dia, o quanto a pracinha da esquina era o lugar mais incrível do mundo e o cheiro da casa da avó trazia segurança e felicidade.

Agora, conte isso para o seu filho, compartilhe suas lembranças. Histórias encantam e nos colocam em posições jamais imaginadas pelos pequenos. Conte que já ficou de castigo, que já quebrou o vaso da sua mãe; que já comeu muito chocolate e que isso lhe deu dor de barriga, exatamente como ela previra. Lembre-se de quantas vezes precisou ter coragem para enfrentar um amigo maior ou uma prova difícil, entre uma recordação ou outra cozinhem juntos: façam biscoitos, bolos, espetinhos de fruta. Cozinhar é um ato de amor, alimenta o corpo e alma, além disso existem momentos simples que fazem a diferença nas relações entre pais e filhos, crianças e férias, férias escolares antes e depois.

Desejo momentos únicos, risadas soltas e que, pais e alunos, retornem à escola com muitas histórias para contar.

Que tal experienciar:

° Acampamento em casa – com ou sem barraca, dentro ou fora de casa. Improvise com lençóis, colchões e travesseiros.

° Carta para amigos ou parentes – colagens, desenhos e muita imaginação, aproveite para contar sobre selos, correios e carteiros.

° Caça ao tesouro – esconda doces, adesivos ou brinquedos simbólicos, faça mapas e charadas que o levem até ele, será divertido dentro ou fora de casa.

° Mini-horta – pode ser no quintal ou em pequenos vasinhos. Plante manjericão, hortelã, salsinha, alecrim. Juntos cultivem, sintam o aroma, percebam a textura, o formato e depois saboreiem em um momento especial.

° Museus e Planetários – espaços que garantem curiosidade e geralmente apresentam uma programação especial nas férias.

° Missão impossível – prenda barbantes ou elásticos em um corredor, criando uma cama de gato; desafie seu filho fazer a travessia, vejam quem atravessa em menos tempo.

° Caminhos com obstáculos – almofadas, caixas e cadeiras podem fazer parte de um caminho desafiador. Vence quem atingir a linha de chegada sem derrubar os objetos.

° Noite do Pijama – amigos e parentes podem fazer uma noite com cinema, pantufa e colchões, vale também usar lanternas e histórias antes dos pequenos pegarem no sono.

Merylin Franciane Labatut – Gestora da Educação Infantil Regular e Bilíngue do Colégio Positivo