Projeto destina-se a alunos do Pré II, 5º ano e 9º ano

Visando possibilitar a preparação para o próximo nível de ensino, o Colégio Positivo desenvolve o Projeto Prosseguir, que permite a vivência dos alunos, durante um dia, no nível em que deverão estar no ano seguinte.
Neste ano os estudantes do Pré II, 5º ano e 9º ano do Colégio Positivo – Jardim Ambiental e Colégio Positivo – Júnior, tiveram aulas com professores do Ensino Médio. Eles explicaram o funcionamento deste nível realizado pela equipe pedagógica e disciplinar, além de uma palestra sobre o Ensino Médio Digital.

No Prosseguir do 9º ano são organizadas ações que facilitem o processo de mudança do Ensino Fundamental II, cujo objetivo é o desenvolvimento de hábitos de estudos, aquisição e internalização de valores, para o Ensino Médio, que busca o desenvolvimento ético por meio de trabalho com valores, mas o foco nos vestibulares, ENEM e outros processos avaliativos.

O gestor de 8º e 9º ano do Colégio Positivo Júnior, Carlos Roberto Merlin Junior explica que, para a transição ser mais tranquila, os alunos continuam com pelo menos um professor que também atue no Ensino Médio. “Acreditamos que estas ações auxiliam na transição para essa nova fase a fim de que ocorra de forma gradativa e natural. Os alunos retornaram maravilhados com o que viram e experimentaram”, explica.

Juliane Weigert Gomes, gestora do Colégio Positivo – Jardim Ambiental, conta que o envolvimento dos alunos foi ótimo e explica o objetivo do projeto. “Preparamos os alunos do 9º ano e mostramos o que vai mudar na vida escolar deles a partir do ano que vem”, ressalta. O formato da disciplina de Biologia, até então desconhecida pelos alunos, foi explicado. O manual da família e o médio digital, procedimentos e regras do Ensino Médio, também foi abordado nas palestras.

Para o 5º ano, o projeto também é de grande importância, pois marca a passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. Os estudantes tiveram uma ajuda dos alunos do 6º ano, que fizeram uma apresentação para responder perguntas comuns da turma. Em seu dia de vivência, os alunos do 5º ano notaram várias mudanças, como aulas de trimestre para bimestre, utilização de cadernos de 10 matérias e aulas de inglês que serão assistidas no PES (Positivo English Solution).

Os alunos do Pré II realizaram algumas ações durante o 3º trimestre, como conhecer os espaços do 1º ano, visitar salas de aula, conhecer cadernos e livros do ano seguinte, entre outras. A turma teve seu processo de domínio da oralidade, resolução de conflitos, frustrações, conquistas e ampliação do vocabulário. “Desejamos que a na próxima permaneçam os desafios, as descobertas e que o brincar e o aprender estejam sempre um dentro do outro”, diz Merylin Franciane Labatut, gestora da Educação Infantil.

projeto_prosseguir_18122015115841