Os alunos realizaram um circuito que simulou o fundo do mar.

Uma sala de aula transformada em um fundo do mar, com inúmeras espécies marinhas, além de uma parte completamente poluída. Foi dessa forma que os alunos do 6º e 7º ano do Colégio Positivo Júnior e Colégio Positivo – Jardim Ambiental reforçaram seus conhecimentos em Matemática, Ciências e OLR.
O ‘mergulho’ foi em forma de um circuito de obstáculos, e cada aluno mostrou o domínio nos conteúdos e também suas habilidades em subir e descer escadas, escorregar e passar por túneis.

De acordo com a assessora de Matemática do Colégio Positivo, professora Luciane Marques de Mattos, a ideia surgiu a partir do tema trabalhado pela escola no Projeto de Valores: Meio Ambiente. “A intenção foi trazer ao cotidiano dos alunos uma vertente desse tema que parece tão distante da nossa realidade, mas que é de extrema importância, a poluição do mar. Dessa forma, as disciplinas de Matemática, OLR e Ciências montaram atividades com partes de conteúdos que pudessem se relacionar ao tema”, explica.
Uma sala foi transformada num cenário do fundo do mar. A intenção era que os alunos ‘mergulhassem’ nesse cenário e, com seu bloco de anotações, coletassem dados pré-determinados acerca da poluição marinha além de curiosidades sobre alguns animais.

Esse ‘mergulho’ foi em forma de um circuito de obstáculos, onde cada aluno mostrou suas habilidades em subir e descer escadas, escorregar e passar por túneis. Com esses dados coletados, cada aluno resolvia em média 10 a 12 questões matemáticas sobre o tema proposto. As respostas de cada uma dessas questões traziam uma informação interessante sobre esse rico ecossistema.

Para a professora, o trabalho que se tem para realizar atividades interdisciplinares que motivem os estudantes é árduo, mas prazeroso. “Nada se compara à resposta que temos de nossos alunos. Um olhar encantado, um sorriso, uma atitude entusiasmada e, acima de tudo, o aprendizado”, afirma.

matematica_fundo_do_mar_15062016193703