Aprender um segundo idioma na infância traz benefícios para a vida toda. Conheça o que seu filho desenvolve ao aprender em dois idiomas

Ser fluente em uma segunda língua não é mais um diferencial, é uma habilidade fundamental. Vivemos em um cenário cada vez mais globalizado e, neste contexto, o Ensino Bilíngue é uma evolução do modo de ensinar. Quanto mais cedo se inicia o processo de aprendizado, melhor. A infância é, sem dúvidas, o momento mais propício para o desenvolvimento da linguagem, pois os neurônios ainda estão em formação nos primeiros anos de vida. São milhares de conexões neurológicas novas: aprender qualquer coisa nessa fase é muito mais fácil, inclusive os diferentes idiomas.

Mais do que ter fluência na segunda língua, o Ensino Bilíngue desenvolve:

  1. Melhora na socialização
    Crianças bilíngues possuem uma habilidade muito maior de socialização e comunicação, em diversas situações. Isso contribui para aumentar o conhecimento delas sobre o mundo, entendendo outras culturas.
  2.  Facilidade para aprender
    A capacidade de raciocínio e o pensamento crítico-criativo são altamente beneficiados devido à constante ginástica cerebral demandada para se expressar nas diferentes línguas.
  3.  Potencializa a concentração e a memória
    Aprender um segundo idioma é uma das formas mais eficazes de exercitar o cérebro e para desenvolver o raciocínio lógico, além de fazer bem para a memória.
  4. Estimula a empatia
    Crianças bilíngues conseguem focar no ponto de vista do outro com mais facilidade, da mesma forma como fazem no momento em que trocam de idioma na mente.
  5.  Capacidade de liderança
    Crianças bilíngues são mais felizes, autônomas e capazes de atuar com mais consciência no espaço e grupo de convivência, pois são mais ágeis na tomada de decisões que envolvem a coletividades e a capacidades de armazenar informações.

Ao contrário do que às vezes se imagina, o aprendizado de uma segunda língua não atrapalha o desenvolvimento da criança. A associação feita entre as palavras do idioma materno e do estrangeiro faz com que o cérebro da criança aprenda a realizar conexões importantes para o aprendizado, ainda mais quando aliado aos estímulos físicos, como canções, atividades esportivas e lúdicas.

No Colégio Positivo, a criança aprende a língua inglesa desde os Anos Iniciais, inclusive durante as aulas de Matemática e Ciências.Como funciona?

Ele tem aulas em português pela manhã e no período da tarde, aventura-se pelo conhecimento por meio de uma segunda língua.

Ficou ou com alguma dúvida?

Agende uma visita na unidade mais próxima de você e conheça o Ensino Bilíngue do Colégio Positivo.