Um momento para fazer nada

momento_fazer_nada

O ritmo alucinado que temos vivido na última década, as infinitas oportunidades e exigências que o mundo globalizado e virtual nos tem possibilitado, têm produzido uma padronização de atividades que nossos filhos precisam e devem realizar. Com a melhor das intenções, criamos agendas com inúmeros compromissos que acabam por sobrecarregar, frustrar e, infelizmente, ao meu […]


Saiba mais

Colégio Positivo Internacional realiza primeiro torneio de ping-pong

ping pong

Além de trabalhar em prol de uma educação formal, o Colégio Positivo atua visando a uma formação integral. Por esse motivo, de 15 a 21 de maio, foi organizado o primeiro World Ping-Pong Championship, no Colégio Positivo Internacional. O evento foi criado por um grupo de professores e gestores para os alunos do Ensino Médio, […]


Saiba mais

Depressão Infantil – Saiba identificar os sinais e entenda como o colégio pode ajudar

criança_depressão

Alterações no humor, tristeza, desânimo, choro fácil, mudanças no apetite, perda ou excesso de sono, falta de prazer em atividades que antes eram consideradas gostosas. Reconheceu o quadro? Trata-se de algumas características do transtorno psiquiátrico chamado de depressão. Geralmente associada aos adultos, a doença também pode acometer as crianças. Segundo a psiquiatra infantil e pesquisadora […]


Saiba mais

Sala de Luz – Um mundo de descobertas

mesa-de-luz

Frente às formações continuadas realizadas com a equipe docente e de gestão, refletimos sobre a importância do protagonismo infantil no processo de ensino-aprendizagem. Além dos inúmeros desafios da escola, inserimos a necessidade dos profissionais – envolvidos com a Educação Infantil – de valorizar a infância, o faz de conta, a criatividade da criança e a […]


Saiba mais

Entenda a importância do seu filho interagir com outras crianças desde cedo

02-pg-positivo-840x472

O avanço tecnológico e as transformações no estilo de vida das famílias estão fazendo com que as crianças troquem, cada vez mais cedo, os brinquedos e brincadeiras tradicionais por aparelhos eletrônicos que oferecem uma diversão virtual, algo muito diferente das experiências vividas pelos pais, por exemplo. Se, por um lado, a tecnologia traz vantagens quando […]


Saiba mais

A AMA (Associação Maria Amélia) e o Grupo Positivo

5d1c879d-b584-4cee-a3ff-8b3423ebfaa3

Fundada em 2010, a AMA é uma organização sem fins lucrativos – localizada ao lado do câmpus Sede – Ecoville da Universidade Positivo –, que funciona como uma unidade de Educação Infantil, atendendo, gratuitamente e em período integral, 108 crianças em situação de vulnerabilidade social, moradoras dos bairros próximos à Universidade Positivo, em Curitiba. Sua […]


Saiba mais

1, 4, 7, 10, 13, ? O pensamento algébrico nos anos iniciais

brinquedo_child

A álgebra é um dos campos de conhecimento da área da matemática e uma das cinco unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino dessa disciplina. Com a finalidade de desenvolver o pensamento algébrico, que busca utilizar modelos na compreensão, representação e análise de relações entre grandezas, deve-se trabalhar desde os […]


Saiba mais

Já ouviu falar na Síndrome mão-pé-boca?

Mãos espuma

Nesta época do ano é comum o aumento da circulação do vírus Coxsackie A, responsável pela Síndrome mão-pé-boca, que acomete principalmente crianças menores de 5 anos. Febre, aftas orais e erupções na pele (principalmente em mãos, pés e ao redor da boca, podendo se estender para outras regiões como nádegas e períneo) são sinais e […]


Saiba mais

Pequenas crianças, grandes responsabilidades

criança pequena

Ao ouvirem especialistas afirmarem com propriedade que a Educação Infantil é a mais importante etapa do desenvolvimento de um indivíduo – mais até do que a universidade – muitas pessoas se mostram surpresas ou incrédulas. Quem trabalha com crianças nessa faixa etária – até os 6 anos – sabe que a afirmação não é exagerada. […]


Saiba mais

Álgebra nos anos iniciais?

INTERNACIONAL-22763

Quando se fala de álgebra logo nos vem à cabeça o uso de letras e números, e surge automaticamente a pergunta “Como uma criança pode absorver algo tão abstrato?”. Na verdade, não se trata da álgebra como a conhecemos, mas sim do desenvolvimento do pensamento algébrico que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode […]


Saiba mais

Por um mundo com horizontes mais amplos

INTERNACIONAL-22456

Indiscutivelmente importante no século XXI, a educação bilíngue ou multilíngue proporciona desenvolvimento de habilidades cognitivas e de socialização, percepção e compreensão interculturais Em uma escola internacional, o som das conversas e das brincadeiras de crianças e adolescentes é ritmado pela diversidade: “learning”, “aprendizaje” e “apprentissage” enriquecem os significados de “aprendizagem”, em um ambiente no qual, […]


Saiba mais