Com tecnologias e métodos inovadores, o Colégio Positivo trabalha com o aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário. O incentivo ao esporte, à cultura e à formação de valores também é marcante na proposta pedagógica da instituição.

O Colégio Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino (SPE), adotado por escolas de todo Brasil. O SPE é gerenciado por um centro de pesquisas próprio, no qual especialistas analisam tendências e atualizam as ferramentas de ensino, com o objetivo de tornar o aprendizado mais prazeroso. A proposta é formar cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.

A equipe docente do Colégio Positivo é parte essencial do processo de aprendizagem. Os professores são, em sua maioria, regentes pós-graduados nas diferentes áreas do desenvolvimento infantil. Também recebem formação continuada, em parceria com a Universidade Positivo, o que possibilita analisar e aprimorar as práticas de sala de aula.

Educação infantil

ambiental_infantil_sala_aula

O Colégio Positivo oferece quatro anos de ensino na Educação Infantil: Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II.  Nesses anos, busca-se, além do aprendizado, o desenvolvimento de cognição, autonomia, habilidades motoras e capacidade de conviver. Em ambientes exclusivos, os alunos desenvolvem suas habilidades desde os primeiros anos de vida escolar.

O trabalho pedagógico para esse nível desenvolve-se por meio de quatro eixos: a pesquisa proporciona a descoberta do mundo; as histórias estimulam o exercício de escutar, imaginar, interpretar e contar; a arte desenvolve a sensibilidade estética e a criatividade; e os jogos promovem raciocínio lógico, comunicação, socialização e capacidade de trabalhar em equipe, respeitar as regras e o próximo. Esses quatro eixos são permeados pela afetividade, criando um ambiente em que a criança se sente segura e feliz.

Ensino Fundamental I

ambiental-sala-de-aula-fundamental

Nessa fase do aprendizado, o aluno é estimulado a desenvolver o raciocínio lógico e crítico, a criatividade e a sensibilidade estética. O estudante tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa.

O aprendizado passa por aspectos lúdicos e é permeado pela afetividade, com o objetivo de desenvolver repertório de códigos de linguagens, raciocínio lógico e crítico, sensibilidade estética, expressão corporal e percepção e análise dos fenômenos ocorridos diariamente.

O Ensino Fundamental I é oferecido no Colégio Positivo Júnior, no Colégio Positivo Internacional e no Colégio Positivo – Jardim Ambiental.

Ensino Fundamental II

positivo-ambiental-aula-externa

O aprendizado nesse nível de ensino acontece por meio das aulas expositivas, saídas pedagógicas, aulas práticas em laboratórios modernos e projetos diferenciados, o que permite ao aluno do Colégio Positivo o aprendizado dinâmico e a consolidação do hábito de estudo.

O Ensino Fundamental II é a fase marcada pelo estímulo à criatividade. Para isso, a instituição propõe ampliar o conhecimento e aprofundar os conteúdos adquiridos no nível anterior, aprimorar as capacidades de comunicação e de interação, consolidar o hábito de estudo e promover a iniciação em projetos científicos, artísticos e esportivos.

É oferecido no Colégio Positivo Júnior, no Colégio Positivo – Jardim Ambiental e no Colégio Positivo Internacional (até o 8º ano).

Ensino Médio

medio_ciencias_ambiental

Essa é uma das fases mais importantes na vida do aluno, na qual são tomadas decisões que irão impactar significativamente seu futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de ensino, o Colégio Positivo intensifica o grau de exigência e de preparação, para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades e faculdades do país, além de formar o estudante como cidadão autônomo, responsável e ético. O Ensino Médio é oferecido no Colégio Positivo – Jardim Ambiental e no Colégio Positivo – Ângelo Sampaio.