Filiado ao Programa de Escolas Associadas (PEA) da Unesco há mais de 15 anos, o Colégio Positivo recebeu, em 2015, com as demais instituições de Educação Básica afiliadas de Curitiba, os participantes do Encontro Nacional do PEA. Nessa edição, o encontro reuniu 400 participantes, representando mais de 180 instituições de todo país, e abordou a educação para a cidadania universal, com foco na sociedade global, cada vez mais interdependente dos pontos de vista político, econômico, social e cultural. No Paraná, as escolas associadas ao PEA reúnem-se periodicamente para trocar experiências e compartilhar projetos e ideias.

Como participante ativo do programa – que busca fomentar a paz, a liberdade, a justiça e o desenvolvimento humano, além dos diferentes temas de discussão propostos anualmente pela Unesco –, o Colégio Positivo tem como maior expoente dessa proposta o projeto de Formação Humana, no qual alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio desenvolvem ações e discutem temas como convivência, meio ambiente, solidariedade e valorização da vida. Outros projetos, como a Páscoa Solidária e a Mostra de Soluções para uma Vida Melhor, também fazem parte das iniciativas ligadas ao PEA Unesco.

Educação Infantil

A Educação Infantil desenvolveu, no último ano, atividades a partir das temáticas de convivência harmônica (cidadania no trânsito e respeito às diferenças), meio ambiente e solidariedade.

Entre as práticas, estiveram a criação de placas e materiais de conscientização sobre o trânsito, contação de histórias sobre amor, partilha e respeito pelas famílias para os estudantes, compartilhamento de brincadeiras dos pais com os filhos, bate-papo com os avós na escola, prática da coleta seletiva, confecção de placas sobre respeito ao meio ambiente, criação de brinquedos com sucata, promoção de feira de troca de livros e doação de brinquedos usados durante a Semana da Criança.

O objetivo das atividades, desenvolvidas no Projeto de Formação Humana, é promover um exercício de reflexão, a partir do qual os alunos podem visualizar e desenvolver atitudes de não-violência, fundamentais para estabelecer o respeito nos relacionamentos consigo próprio, com os demais e com a vida.

Ensino Fundamental I

A reflexão sobre a relação harmoniosa e respeitosa consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente foi o grande destaque das atividades desenvolvidas em 2015 pelos alunos do 1º ao 9º ano no projeto de Formação Humana, uma ação que integra as atividades do Colégio Positivo ligadas ao PEA Unesco .

No Ensino Fundamental I, prevenção ao bullying e resolução de conflitos foram alguns dos temas trabalhados, com reflexões integradas à disciplina de Filosofia, explorando valores como respeito, tolerância e cooperação para uma transformação social significativa. Também foram realizadas assembleias para discussões sobre valores e atividades em família.

Outro assunto importante de reflexão foi o consumo consciente. Com conversas, pesquisas, vídeos e aulas de culinária, entre outras atividades, os estudantes do 1º ao 5º ano pensaram sobre a influência da publicidade no consumismo infantil, o impacto ambiental causado pela compra excessiva de produtos industrializados e a necessidade de reciclar, reutilizar e reaproveitar.

Ainda sobre o tema meio ambiente, o uso consciente da energia elétrica recebeu atenção, com reflexão sobre as atitudes que podem ser adotadas para evitar o desperdício desse recurso

Ensino Fundamental II

Já no Ensino Fundamental II, os alunos estudaram a diversidade cultural e linguística, com trajes, poemas, músicas, jornais falados, mímicas, dramatizações, estudos de fluxos migratórios (9º ano) e uma proposta para a nação dos sonhos (8º ano). Também produziram e soltaram, em balões biodegradáveis, papel semente (6º ao 8º ano); leram e produziram textos a partir da Carta da Terra (7º ano); e refletiram sobre a educação para o trânsito, com campanha de conscientização e blitz educativa no estacionamento da escola. Em relação à solidariedade, os alunos do 6º ao 9º ano produziram cartões e bolachas e arrecadaram leite em pó e materiais escolares para doação à Associação Cristã de Assistência Social, que abriga crianças em situação de risco.