O compromisso com a qualidade da educação, a formação crítica e a inovação em métodos de ensino são as principais contribuições do Grupo Positivo para a sustentabilidade. Essas diretrizes, associadas aos valores da ética, do trabalho e do progresso, presentes desde o início da trajetória da instituição, orientam a gestão das empresas do Grupo.

Com base nesses princípios, o Grupo Positivo acredita que seu papel é desenvolver os colaboradores da instituição, atuar de forma ética e reduzir os impactos ambientais, agregando valor aos negócios e ao desenvolvimento da sociedade. A gestão equilibrada desses fatores permite ao Grupo inspirar e estimular pares, parceiros e toda a comunidade escolar a integrar uma rede de transformação positiva do mundo, baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Em 2014, o Grupo Positivo estabeleceu suas metas a partir de um processo de identificação de impactos positivos e negativos nas dimensões econômica, social e ambiental. A partir disso, foram priorizados cinco temas a ser trabalhados, de forma transversal, a curto prazo. São eles: Educação, Desenvolvimento de Colaboradores, Ética nas Relações Comerciais e Institucionais, Retorno à Sociedade e Gestão de Impactos Ambientais.

Para saber mais, clique aqui e consulte o Relatório de Sustentabilidade.

Conheça as principais ações do Colégio Positivo em busca da sustentabilidade.

Certificação ISO 14.001 de Gestão Ambiental

Certificação LEED no Colégio Positivo Internacional

Programa Positivo de Voluntariado

O Programa Positivo de Voluntariado conta com a dedicação do tempo e do talento dos colaboradores e alunos do Grupo Positivo. Os comitês de voluntariado, instituídos em cada uma das unidades do Colégio Positivo, recebem formação constate e traduzem aos colaboradores e alunos as diretrizes do programa. O objetivo é estimular a atuação voluntária em iniciativas estruturantes, com foco prioritário em educação, a grande vocação do Grupo Positivo.

Afiliação ao PEA Unesco

O Programa de Escolas Associadas (PEA) à Unesco está presente em 130 países e foi criado para estender os objetivos dessa organização mundial. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos sociais e de cooperação. O Colégio Positivo é signatário do PEA e, em consonância com as diretrizes da Unesco, desenvolve os seguintes projetos:

Beija-flor: alunos do Ensino Fundamental desenvolvem ações voluntárias em organizações sociais de Curitiba e região.
Sorrir é o melhor remédio: alunos do Ensino Médio recebem formação para atuarem com atividades lúdicas e pedagógicas em hospitais de Curitiba e região.
Be a teacher for a day e Be a special teacher for a day: alunos do Ensino Médio dão aulas de Língua Inglesa básica para crianças e jovens em situação de risco.
Campanhas de destinação de donativos: alunos são sensibilizados a atender demandas prioritárias de organizações sociais de Curitiba e região.

Projetos de Formação Humana

Investimento Social Privado
O Instituto Positivo (IP) compreende que a educação é a força motriz capaz de desenvolver pessoas e promover melhorias para o futuro de uma nação. Alinhado à estratégia de sustentabilidade e em consonância com a principal vocação do Grupo, o Instituto assume a educação como seu principal eixo de atuação. O IP articula e promove iniciativas que contribuem para o aumento da qualidade da educação básica, direcionando o investimento social do Grupo Positivo para ações sustentáveis e estruturantes em três frentes: Desenvolvimento da Gestão Municipal para a Educação, Produção e Disseminação de Conhecimento e Mobilização Social Estruturada.

 

Para saber mais, clique aqui e acesse o site do Instituto Positivo.