Alunos celebram enceramento de ciclo

A Posiarte – série de eventos artísticos do Colégio Positivo – deste ano foi encerrada ao som de músicas POP. Nos dias 19 de 20 de outubro, alunos da 2ª série do Ensino Médio envolveram-se na exibição e premiação de videoclipes produzidos e encenados por eles próprios. Para a noite de coroação, realizada no Ginásio Esportivo do Colégio Positivo Júnior, 33 trabalhos foram selecionados, de um total de 160 inscritos. Nas sete categorias – Cool (frio); Lifestyle (estilo de vida); Message (mensagem); Trendy (na moda); Quaint (singular); Dubbing (dublagem); e Best of the Best (melhor dos melhores) –, equipes concorreram ao troféu de melhor videoclipe, que apresentaram releituras de canções de sucesso atualmente no cenário internacional.

Para isso, os alunos foram desafiados a colocar em prática os domínios em Língua Inglesa, para dublar as músicas com competência, e a habilidade de interpretação, para incorporar os atores de um grande show musical. Além disso, eles aprenderam e executaram técnicas de edição, inspirados nas mais modernas produções audiovisuais. De acordo com Tony Serur, professor de Língua Inglesa da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio e criador e organizador do Posimusic Awards, o evento corresponde a uma celebração do inglês, trabalhado como segundo idioma na instituição, e à oportunidade de realização de uma atividade ao mesmo tempo prazerosa e enriquecedora. “O projeto possibilita que o aluno desenvolva aptidões em torno de algo que lhe enche de energia: a música do momento ou seu cantor favorito”, analisa.

Os melhores videoclipes de cada categoria foram escolhidos a partir de critérios específicos: criatividade; dublagem e interpretação; roteiro; fotografia; cenário; clareza na filmagem; e edição. O júri, composto por professores, avaliou as produções – realizadas no decorrer de todo o ano letivo, em sala de aula e horários extracurriculares – de maneira crítica, atentos às tendências da música internacional e ao empenho dos estudantes. “Os trabalhos surpreenderam, tanto nas interpretações, escolha de cenários e abordagem das canções quanto nos aspectos técnicos, de edição”, afirma Serur. Os videoclipes dos estudantes são ambientados em paisagens diversas, a exemplo das reproduções profissionais – o que sugere entusiasmo e investimento no desenvolvimento do projeto.

No Posimusic Awards 2015, a exibição dos trabalhos, nas sete categorias, foi comandada por professores e intercalada pela apresentação de alunos com aptidões em música e dança. Além de toda a emoção que caracteriza as celebrações musicais, ao fim do evento, o público teve uma grata surpresa: um vídeo de despedida com recados carinhosos dos professores do Colégio Positivo, editado pelo aluno Gabriel Faccin, da turma 2M01 do Colégio Positivo – Jardim Ambiental. “É o encerramento de uma etapa. O mais legal no Posimusic é ver o desempenho, dedicação e força de vontade da molecada, além da relação de respeito e amizade entre todos eles”, diz Elza Bandres, mãe de Thomas Bandres, da 2M03 do Colégio Positivo – Jardim Ambiental.

Para Thomas, cuja equipe consagrou-se vencedora na categoria Cool, com o a música “Dammit”, da banda norte-americana Blink 182, o evento foi surpreendente. “Ninguém no grupo esperava que fossemos levar o prêmio. Só de ser indicado entre os três melhores foi demais!”. Ele conta que o processo de produção do videoclipe foi conturbado: alguns integrantes da equipe tiveram que sair para um intercâmbio e os restantes dividiram-se em grupos menores. Além disso, o projeto inicial foi completamente reformulado. O que antes era para ser uma reprodução quase fiel do clipe original tornou-se uma releitura inovadora.

“No começo, era para eu representar o vocalista da banda, mas acabei ocupando um papel mais secundário, para adequar o material à nova proposta”, aponta Thomas. Segundo ele, as gravações foram realizadas nos espaços da Escola de Música Academia do Rock, seguidas do processo de edição – realizado em um único dia. “O Posimusic representa um dos melhores anos que tive no Colégio Positivo, no qual estudo desde o 6º ano. É a marca da nossa amizade. Terminar esse ciclo com eles é o melhor”, completa.

Sobre o Posimusic Awards
Realizado desde 2002, dentro da Posiarte, o Posimusic Awards consiste em um projeto didático cuja finalidade é complementar o aprendizado de Língua Inglesa para alunos do Ensino Médio. O projeto reúne a representação cultural da música e dos filmes que estimulam o interesse dos estudantes, proporcionando uma atividade prática que exige responsabilidade, dedicação, humildade, criatividade, organização e, especialmente, espírito de equipe. Desde 2002, os vídeos apresentados no Posimusic Awards, cuja produção obedece a um plano de trabalho, com data de apresentação definida em calendário escolar, alcançam mais de um milhão de visualizações no Youtube.

posimusic_2015_09122015085643