Estão abertas as inscrições para a décima edição da Mostra de Soluções para Uma Vida Melhor do Colégio Positivo, que expõe experimentos científicos de diferentes áreas do conhecimento. Neste ano, podem participar do evento alunos do Ensino Fundamental e Médio de qualquer escola pública ou privada de Curitiba.

De acordo com o diretor geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann, os objetivos com a abertura das inscrições para alunos de outras instituições são incentivar a pesquisa científica desde cedo e reconhecer talentos locais, já que os melhores trabalhos vão para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), da Universidade de São Paulo (USP) e participam de uma competição nacional.

As inscrições podem ser feitas até 17 de julho pelo link www.colegiopositivo.com.br/mostradesolucoes. Os projetos finalistas serão divulgados no dia 31 de julho. A Mostra de Soluções acontece no dia 30 de setembro, das 9h às 12h, no ginásio do câmpus Ecoville da Universidade Positivo.

Segundo a professora Irinéia Inês Scota, coordenadora da Mostra de Soluções, a metodologia desenvolvida pela feira é simples: os próprios alunos escolhem um tema de relevância social e trabalham a pesquisa, desde os levantamentos bibliográficos e de campo, passando pela análise e experimento de resultados e tratamento de informações, até a conclusão e montagem do painel de apresentação.

Os resultados em sala de aula são muitos, a começar pelo conhecimento aprofundado de um tema de interesse do aluno. “Além de se desenvolver em várias áreas cognitivas, esse estudante é motivado a defender seu projeto com os resultados do próprio trabalho. Ele sai da abstração da sala de aula e passa a aplicar e gerenciar, de forma mais eficaz, os conteúdos aprendidos”, explica.