Profissionais da Guarda Municipal e do Departamento de Políticas sobre Drogas vão interagir com a comunidade escolar para falar sobre o tema

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito firmou uma parceria com o Colégio Positivo para desenvolver um projeto de prevenção às drogas com a comunidade que integra as unidades da instituição de ensino em Curitiba.

“A intenção é que profissionais da Defesa Social conversem com públicos específicos e ministrem palestras sobre o tema para crianças, adolescentes, pais, professores e funcionários do Positivo”,  afirmou o secretário da pasta, Guilherme Rangel, que se reuniu com o diretor-geral do Colégio Positivo, Celso Maurício Hartmann, e o assessor da Presidência da Divisão de Ensino do Grupo Positivo, Fernando Brafmann, para tratar do assunto.

Para Hartmann, a parceria é mais um passo de aproximação entre o Colégio Positivo e iniciativas que visam a promover o bem-estar da população, a fim de contribuir para a formação de cidadãos éticos e responsáveis. “Sempre estivemos preocupados com a formação de pessoas plenas e felizes, muito além de sua formação de conteúdos técnicos. Por isso, investimos constantemente em projetos de valorização da saúde e da vida. Essa é, com certeza, uma parceria que nos leva adiante nesse caminho”.

As atividades serão coordenadas pelo Departamento de Políticas Sobre Drogas da secretaria, com a participação de psiquiatra e psicopedagoga.

Equipes do Grupo de Operações com Cães da Guarda Municipal também conversarão com os alunos. De forma recreativa, com o apoio dos animais que integram o projeto “Cão amigo”, os profissionais falarão sobre os perigos e consequências do uso de substâncias ilícitas. Os cachorros farejadores, além de auxiliar em revistas policiais, fazem demonstrações em eventos e locais públicos.

A parceria firmada inclui, ainda, a participação de profissionais do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação da Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil.

Ampliação

A parceria com o colégio privado é uma extensão das atividades que ocorrem, regularmente, na rede municipal de ensino. Uma das vertentes é o programa “#Tamojunto”, de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, direcionado a alunos do 8º ano do ensino fundamental.

Já a Guarda Municipal desenvolve o projeto social de cinoterapia, que utiliza os cães como complemento aos exercícios de fisioterapia, por meio do contato com o animal e a expressão da afetividade.