O Colégio Positivo Internacional é a primeira e única escola do Brasil nível ouro em construção verde, com a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na categoria Schools. O selo de ouro, concedido pelo Green Building Council Brasil, membro do World Building Council, conselho mundial que incentiva e regula operações sustentáveis na construção civil, é o segundo mais significativo em uma escala que contempla também os níveis bronze, prata e platina.

A certificação, conquistada em 2014, atesta as propriedades “verdes” da escola: eficiência energética, consumo sustentável de água, conforto térmico e luminoso e redução ao mínimo possível do impacto causado no entorno da edificação. No Brasil, cerca de mil empreendimentos buscam a certificação LEED, entre os quais apenas 180 conquistaram-na. Apenas dois desses são escolas: o Colégio Positivo Internacional, com nível ouro, e o Colégio Estadual Erich Walter Heime, de Santa Cruz (RJ), com nível prata.

O Colégio Positivo Internacional economiza 80% de água e 75% de energia em comparação com colégios construídos de forma tradicional. Desde a sua concepção, o prédio foi cuidadosamente planejado para ser constituído por materiais de procedência certificada e associar conforto térmico, acústico e visual. Todos os professores recebem treinamentos sobre os aspectos ecoeficientes presentes na estrutura e trabalham utilizando-se desse diferencial para sensibilizar os alunos sobre a importância das atitudes corretas com o meio ambiente. Assim, alia o diferencial da sua proposta pedagógica ao diferencial ambiental.

Leia mais sobre a certificação LEED do Colégio Positivo Internacional