Objetivo é otimizar processo de aprendizado

O Ensino Integral do Colégio Positivo fez uso de diferentes ideias para cada nível de ensino, sempre visando à melhor forma de aprendizado, buscando a formação nas suas multidimensões: psicológica, afetiva e política, entre outras possíveis, também possibilitando que os alunos tenham acesso a condições que jamais teriam se permanecessem voltados apenas para o currículo tradicional. Todos foram estimulados a pensar e associar ideias para produzir, individual e coletivamente.

A aprendizagem adaptativa é aliada dessa proposta pedagógica inovadora. O Aprimora Ensino Fundamental é destinado aos estudantes que objetivam desenvolver habilidades e competências nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Quando atingem 70 pontos, os estudantes são recompensados ao fim de cada módulo com uma imagem de um passarinho, presente na fauna brasileira. Por meio de fantoches, os estudantes conheceram algumas fábulas de Esopo e puderam aprender a ler com prazer, de forma dinâmica, consciente e produtiva, enquanto desenvolviam habilidades de observação e expressão oral. Informações e sugestões de como cuidar do Meio Ambiente foram disseminadas por meio de hábitos e ideias.

Na disciplina de Língua Portuguesa, além do Aprimora, os alunos compreenderam a função do substantivo e dos adjetivos de forma lúdica, com mímica. O concurso Palavra e Palavrinha continua sendo forte aliado na disciplina e, seguindo essa linha, os estudantes confeccionaram um livro das adivinhas. As atividades relacionadas ao Livro Tempo, que é um projeto vinculado com a Editora Positivo, proporcionaram o desenvolvimento nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com dois materiais distintos, um em forma de almanaque, que aborda os mais variados temas e desenvolve relacionadas à leitura e à escrita, e o outro, que envolve atividades de raciocínio lógico matemático.

Os alunos elaboraram desenhos a partir das suas próprias mãos. Uma técnica que possibilita ao estudante explorar variadas formas de representação, além de perceber as diferentes percepções de cada colega e criatividade. Seguindo a lógica do Projeto Carlotas, de que as pessoas têm diferentes impressões da mesma imagem, os alunos trabalharam com o livro o livro Filó e Marieta, de Eva Furnari, e perceberam as diferentes interpretações de um mesmo texto, quando não há falas. Jogos e brincadeiras realizadas ao longo do ano foram essenciais para o desenvolvimento de atividades em grupo e convívio social. A tecnologia também colaborou no aprendizado, com o uso de tablets para realizar pesquisas na internet.

Ciências também foi uma matéria divertida para os alunos, na qual aprenderam mais sobre alimentos ricos em fibras e nutrientes e sua importância na alimentação diária. Além disso, os estudantes plantaram ervas aromáticas para temperar seus pratos saudáveis e diminuir a quantidade de sódio no organismo. Os estudantes também se conscientizaram sobre o Meio Ambiente. Entenderam a importância da coleta seletiva, e como o Programa do SGA é importante para formar uma escola com atitudes sustentáveis. Unindo-se a isso, os alunos confeccionaram cartazes no Laboratório de Informática, para que as pessoas que frequentam o restaurante da escola conheçam as ideias e ponham em prática no dia a dia. Outra atitude importante foi reaproveitar alguns materiais para confeccionar a decoração natalina do restaurante, com árvores de Natal feitas de CDs e caixas de ovos, guirlandas de isopor e tampinhas de garrafas, entre outros.

Percebe-se, diariamente, que os alunos gostam de inovação. Quando são lançados desafios, eles buscam, sempre que possível, vencê-los. A velha conhecida tabuada foi apresentada de forma diferenciada, por meio da Tábua de Pitágoras, em um quadro de linhas e colunas, que fornece o resultado das multiplicações de dois algoritmos de 1 a 10, em qualquer ordem de fatores. Cada estudante teve a oportunidade de confeccionar o seu.

Para comemorar o Dia das Bruxas, os alunos dos períodos Integral e Semi-integral foram convidados a irem para a escola caracterizados com o tema. O almoço no restaurante do colégio foi temático e proporcionou interação e diversão unidos a uma alimentação saudável e criativa, incentivando o aluno para experimentar vários tipos de alimentos.

atividades_ensino_integral_18122015135933