Novo espaço garante o bem-estar e incentiva a autonomia dos alunos

Ao retornar às aulas, os alunos do Colégio Positivo Internacional foram surpreendidos com um refeitório diferente, mais colorido e funcional.

As mudanças, que foram realizadas no período das férias, transformaram o ambiente em um local lúdico e convidativo, além de promover a autonomia na escolha dos alimentos pelos alunos, já que, agora, os suportes com os alimentos encontram-se em altura adequada para estudantes de todos os segmentos.

De acordo com a nutricionista do Colégio Positivo Internacional, Bruna Oliveira, o novo espaço tem deixado o momento das refeições muito mais prazeroso, e até mesmo divertido.

“O layout de apresentação dos alimentos está melhor e a disposição está diferente, o que resulta em um ambiente mais bem aproveitado e harmonioso. Além disso, o novo espaço promove agilidade no momento das refeições. Os alunos, independentemente da idade, perceberam isso e estão felizes com as mudanças”, explica.

Espaço Gourmet Kids

As turmas de Educação Infantil ganharam um espaço exclusivo para a realização de lanches, em um local com mesas e cadeiras adaptadas para a faixa etária.

Além disso, ao fim do dia, as turmas podem usufruir de frutas, que são servidas em uma cesta. A estratégia da escola é elevar o consumo de frutas pelos alunos. Futuramente, outros segmentos contarão com a mesma oferta ao fim do dia letivo.

Bistrot

O prédio do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio Internacional contam esse ano com um bistrot, local com uma variedade de lanches saudáveis à venda, além de um espaço externo com decks, cadeiras, pufes e almofadas para relaxar entre os intervalos das aulas.

Opinião dos alunos

Pedro Rocha, da turma 6I01, aprovou o novo ambiente. Para ele, além do espaço estar visualmente mais bonito, oferece uma variedade de alimentos saudáveis.

“A comida é deliciosa e os cardápios são muito equilibrados. Eu sou acostumado a comer bastante salada em casa, e aqui, no colégio, consigo manter os mesmos hábitos, comendo bastante verde e arroz integral”, explica.

Já a aluna Amanda Perotoni, da turma 4I01, elogiou a nova disposição das mesas e bancadas. “Ficou melhor para se servir e mais espaçoso”, diz.

Helena Meneghetti Migloozzi, da turma 3I03 ainda que seja nova, já sabe a importância de consumir alimentos saudáveis. Por isso, mantém hábitos alimentares que incluem o consumo de alface e tomate diariamente. Ela diz que o novo espaço está “mais bonito e colorido”.

Cardápio equilibrado

Há 5 anos, desde a inauguração do Colégio Positivo Internacional, a escola mantém a preocupação em oferecer uma alimentação equilibrada e adequada aos alunos, o que significa o uso de refeições variadas, seguras e que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

“A alimentação na escola é considerada um instrumento que visa a assegurar saúde às crianças e adolescentes. Para isso, algumas ações são consideradas essenciais: frutas, verduras e legumes orgânicos, opções integrais no almoço e no lanche, preparações com menos sal, açúcar e gordura. Além disso, uma vez ao mês, é realizado almoço temático, que acompanha a celebração de datas especiais ou promove a cultura internacional, e quatro vezes ao ano o almoço é tipo ‘fast food’ repaginado”, complementa a nutricionista.

A diretora do Colégio Positivo Internacional, professora Audry Castello Branco, afirma que a boa alimentação está diretamente ligada a uma aprendizagem mais satisfatória dos alunos. “A medida em que os estudantes estão bem alimentados, o seu potencial de aprendizado aumenta, pois o cardápio balanceado está diretamente ligado com o nível de atenção dos estudantes”, conclui.