Evento contou com 20 competidores de diversos países das Américas

Um organizador multiuso produzido a partir de insumos que seriam descartados foi o produto que levou a Pois É!, miniempresa criada por alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Positivo a ser selecionada para representar o Brasil, ao lado de outra miniempresa de Santa Catarina, na competição Junior Achievment Company of the Year, que aconteceu em Montego Bay, na Jamaica, de 3 e 6 de dezembro.

Cinco integrantes da Pois É!, acompanhados da professora Janaína More, apresentaram a miniempresa no evento, que contou com 20 competidores de diversos países das Américas. A Pois É! ganhou o prêmio Fedex Access Award, categoria especial que reconhece a empresa que melhor compreende e representa os conceitos relativos ao comércio globalizado e do mundo dos negócios. Os critérios avaliados foram inovação, novos mercados, sustentabilidade e responsabilidade social.

A vaga para representar o Brasil na competição internacional JA Company of the Year foi conquistada após a miniempresa ser destaque na premiação do Programa Miniempresas, que aconteceu no dia 28 de outubro. Na ocasião, a Pois É! foi vencedora nas categorias Gestão de Pessoas, Finanças e Miniempresa Destaque 2015.

A Hortum, outra empresa criada por estudantes do Colégio Positivo, ganhou o prêmio Top de Comunicação e Marketing por sua excelente estratégia de vendas, que trouxe rentabilidade de 600% após seis meses de funcionamento. Os alunos produziram minijardins dentro de lâmpadas incandescentes que seriam descartadas.

Fomentado pela Junior Achievement, o Programa Miniempresas incentiva os alunos a criarem produtos inovadores e com foco em sustentabilidade. Os estudantes também precisam administrar suas empresas e alcançar resultados positivos nas vendas. Ao todo, participaram do programa em 2015, 16 miniempresas de diferentes instituições de ensino do Paraná, envolvendo aproximadamente 480 estudantes.

Os 35 participantes do Colégio Positivo foram selecionados para a atividade da mesma forma como acontece em uma empresa real: preencheram formulário com suas habilidades e passaram por entrevistas. Depois, os selecionados receberam orientações sobre empreendedorismo, sobretudo nas áreas de marketing, recursos humanos, finanças e produção, de quatro voluntários de empresas parceiras. Também participaram de treinamentos com professores da Universidade Positivo. A partir da teoria, os alunos definiram os produtos, criaram a marca, produziram um protótipo para identificar as etapas de confecção, estabeleceram uma meta e montaram a linha de produção. Também estipularam um valor para o produto, a partir de pesquisas de mercado.

Pois_E_3

produto