A AMA (Associação Maria Amélia) e o Grupo Positivo

5d1c879d-b584-4cee-a3ff-8b3423ebfaa3

Fundada em 2010, a AMA é uma organização sem fins lucrativos – localizada ao lado do câmpus Sede – Ecoville da Universidade Positivo –, que funciona como uma unidade de Educação Infantil, atendendo, gratuitamente e em período integral, 108 crianças em situação de vulnerabilidade social, moradoras dos bairros próximos à Universidade Positivo, em Curitiba. Sua […]


Saiba mais

1, 4, 7, 10, 13, ? O pensamento algébrico nos anos iniciais

brinquedo_child

A álgebra é um dos campos de conhecimento da área da matemática e uma das cinco unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino dessa disciplina. Com a finalidade de desenvolver o pensamento algébrico, que busca utilizar modelos na compreensão, representação e análise de relações entre grandezas, deve-se trabalhar desde os […]


Saiba mais

Já ouviu falar na Síndrome mão-pé-boca?

Mãos espuma

Nesta época do ano é comum o aumento da circulação do vírus Coxsackie A, responsável pela Síndrome mão-pé-boca, que acomete principalmente crianças menores de 5 anos. Febre, aftas orais e erupções na pele (principalmente em mãos, pés e ao redor da boca, podendo se estender para outras regiões como nádegas e períneo) são sinais e […]


Saiba mais

Pequenas crianças, grandes responsabilidades

criança pequena

Ao ouvirem especialistas afirmarem com propriedade que a Educação Infantil é a mais importante etapa do desenvolvimento de um indivíduo – mais até do que a universidade – muitas pessoas se mostram surpresas ou incrédulas. Quem trabalha com crianças nessa faixa etária – até os 6 anos – sabe que a afirmação não é exagerada. […]


Saiba mais

Álgebra nos anos iniciais?

INTERNACIONAL-22763

Quando se fala de álgebra logo nos vem à cabeça o uso de letras e números, e surge automaticamente a pergunta “Como uma criança pode absorver algo tão abstrato?”. Na verdade, não se trata da álgebra como a conhecemos, mas sim do desenvolvimento do pensamento algébrico que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pode […]


Saiba mais

Por um mundo com horizontes mais amplos

INTERNACIONAL-22456

Indiscutivelmente importante no século XXI, a educação bilíngue ou multilíngue proporciona desenvolvimento de habilidades cognitivas e de socialização, percepção e compreensão interculturais Em uma escola internacional, o som das conversas e das brincadeiras de crianças e adolescentes é ritmado pela diversidade: “learning”, “aprendizaje” e “apprentissage” enriquecem os significados de “aprendizagem”, em um ambiente no qual, […]


Saiba mais

Tecnologia e escola: o futuro de nossos alunos

INTERNACIONAL-22932

Muito se fala sobre os perigos de se permitir que crianças comecem a utilizar smartphones, tablets e outros gadgets cada vez mais cedo. É inegável que essa introdução ao mundo digital deve ser feita com bom senso, moderação e acompanhamento rigoroso dos pais. Mas é igualmente importante que a tecnologia não seja colocada como antagonista […]


Saiba mais

Hábito de leitura: muito além dos livros

INTERNACIONAL-22497

Desde os primórdios, a leitura de registros escritos é utilizada para compreendermos a realidade, aprendermos sobre as diferentes culturas, refletirmos sobre o real sentido das ideias, sobre nossas vivências e nossos sonhos. Neste contexto, há evidências de que a leitura, em nossa cultura, sempre foi o caminho para alargarmos fronteiras, nos aprofundarmos na história e […]


Saiba mais

Pequenas crianças, grandes responsabilidades

JUNIOR-23842

Ao ouvirem especialistas afirmarem com propriedade que a Educação Infantil é a mais importante etapa do desenvolvimento de um indivíduo – mais até do que a universidade – muitas pessoas se mostram surpresas ou incrédulas. Quem trabalha com crianças nessa faixa etária – até os 6 anos – sabe que a afirmação não é exagerada. […]


Saiba mais

Como montar uma lancheira escolar de forma saudável?

positivo-ambiental-culinaria

A primeira etapa da infância na alimentação caracteriza-se pela ampliação da capacidade de selecionar alimentos por meio de sabores, cores, experiências sensoriais e texturas. No decorrer dessa fase, a criança vai aperfeiçoando o paladar, reconhecendo os gostos. O início do ano letivo traz muitas preocupações e dúvidas, entre elas como montar uma lancheira saudável. A […]


Saiba mais

Mudanças à vista?

JUNIOR-20814

Mudar de escola é uma das situações mais desafiadoras que uma criança ou adolescente pode viver. Por isso, independente da idade, é comum que os estudantes fiquem ansiosos, agitados, irritados e inseguros. “Mesmo para um adolescente, que está indo para o Ensino Médio, mudar de escola significa entrar em um ambiente desconhecido – e isso […]


Saiba mais