1972

1972_2_professores_09082012154454

Um grupo de jovens professores apaixonados pela profissão decidiu se unir em torno de um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil. Nasce aí o Curso Positivo, marcado pela criatividade, inovação e pela abrangente compreensão das necessidades dos estudantes. Ao alugar uma sala no centro da cidade e oferecer aulas de graça aos vestibulandos, os professores chamaram a atenção do mercado e revolucionaram o segmento de educação.

1972

1972_1_maozinha_09082012154451

Nesse ano, o nome e o símbolo foram criados. A primeira campanha publicitária do Grupo Positivo foi desenvolvida pela agência Lema Propaganda. O nome Positivo foi criado e sugerido pelo professor de Biologia Samuel Ramos Lago, sócio até os dias de hoje. Ao propor o nome, ele fez com o seu dedo o sinal “positivo” para a criação da marca. Nascia, assim, a “mãozinha” presente nos logotipos do grupo. Os traços finais foram dados por Luis Carlos Retamozzo, então publicitário, hoje artista plástico paranaense.

1972

1972_editorial_grafica_09082012154457

A história da Posigraf começa junto com a do Curso Positivo. Os professores viram a necessidade de produzir material didático com qualidade e agilidade. Assim, a empreitada educacional do Grupo Positivo inicia com gráfica própria. Os professores escreviam, editavam e encadernavam o material didático, enquanto dois desenhistas dividiam uma prancheta para fazer a arte final em duas cores, o que tornava o material visualmente mais atrativo na época. Surgia assim também o embrião da Editora Positivo.

1974

1974_ensino_medio2_09082012154500

A experiência com os vestibulandos levou os professores a perceber que alguns dos diferenciais de seu método poderiam ser aplicados a outro segmento educacional. Era a oportunidade de criar um colégio voltado ao Ensino Médio, com a proposta de aprofundar conhecimentos e iniciar mais cedo a preparação para os conteúdos exigidos nos concursos vestibulares. O Colégio Positivo – Ângelo Sampaio foi inaugurado em 1976, em Curitiba.

1977

1977_fundamental_09082012154509

A convivência diária com os estudantes e a experiência adquirida em anos de dedicação ao magistério levaram os professores do Positivo a sonhar com uma ação transformadora de educação desde os primeiros anos de vida escolar. O investimento no Ensino Fundamental deu origem ao Colégio Positivo Júnior, na Rua Marcelino Champagnat, em Curitiba. Atualmente, essa unidade do colégio abriga estudantes da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, e oferece ensino bilíngue em período integral.

1979

1979_sistema_de_ensino_09082012154544

Em poucos anos, a metodologia de ensino e o material didático utilizados nas escolas do Positivo conquistaram professores, pais e alunos. Com uma abordagem sempre atual e dinâmica, privilegiando a reflexão e a aplicação prática dos conteúdos, nascia o Sistema Positivo de Ensino, que foi além da instituição e ganhou espaço em outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dando início também às atividades da Distribuidora Positivo, atual Editora Positivo, que passou a abastecer escolas de toda a região Sul do Brasil com livros e apostilas.

1980

1980_1_escola_venezuela_09082012154548

No início dos anos 1980, o Grupo Positivo teve sua primeira experiência internacional. Em parceria com a Construtora Camargo Correa, o grupo foi administrador da escola da Usina de Gúri, na Venezuela. Professores do Colégio Positivo levaram sua experiência aos filhos de brasileiros que trabalhavam na construção da hidrelétrica. O Positivo também atuou em escolas nas hidrelétricas de Salto Osório, Salto Santiago e Guaíra (PR), na hidrelétrica de Itá (SC), na usina de Porto Primavera (SP) e nos Projetos Jari e Cadam (PA).

1980

1980_2_escola_industria_de_papel_09082012154550

Também na indústria papeleira do Brasil, o Grupo Positivo ofereceu sua contribuição levando ensino de qualidade aos filhos dos trabalhadores desde os anos 1980. Assim nasceram escolas nas cidades de Arapoti (Inpacel), Jaguariaíva (Pisa) e Telêmaco Borba (Klabin), todas no estado do Paraná. Essas três indústrias ainda mantêm as escolas com o nome Positivo e utilizam o seu sistema de ensino.

1980

1980_3_escola_londrina_ponta_grossa_09082012154553

Nos anos 1980, o Grupo Positivo esteve presente no interior do Paraná com escolas próprias. Em Ponta Grossa, o Colégio Positivo funcionou durante alguns anos, e, em Londrina (foto),  adquiriu o antigo Colégio Mário de Andrade. Hoje, o Grupo Positivo só possui escolas próprias em Curitiba e em Joinville.

1996

história-16-1996

Com o propósito de atender melhor a seus alunos, foi construída uma nova sede para o Curso Positivo, na Avenida Sete de Setembro, em Curitiba. Atualmente, o Curso Pré-Vestibular funciona em duas unidades: a tradicional sede da Avenida Vicente Machado e a do Batel. No hall de entrada da nova sede, os alunos ganharam um painel de 21 metros do artista Poty Lazzarotto.

1996

história-17-1996

A partir de uma ação de merchandising do Sistema Positivo de Ensino na novela “Rei do Gado”, da Rede Globo, em 1996, o Grupo Positivo foi lembrado e reconhecido pelos brasileiros que residiam no Japão a trabalho. No ano seguinte, o Sistema Positivo de Ensino alcançou escolas japonesas que tinham como alunos os filhos de decasséguis. Até hoje, milhares de filhos de brasileiros residentes naquele país estudam com o material didático Positivo.

1996

história-18-1996

Em 1996, a Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática lançou a primeira versão da Mesa Educacional, que torna o processo ensino-aprendizagem mais interativo, lúdico e interessante. Dirigido a alunos de diversas faixas etárias e também a alunos com necessidades especiais, o produto ganhou novos modelos nos últimos anos, com tecnologia de realidade aumentada e foco em inglês, espanhol e matemática.

1998

história-21-1998

O Grupo Positivo inaugurou o Centro de Línguas Positivo, escola de idiomas voltada ao ensino de Inglês e Espanhol. Criada para atender aos alunos do Colégio Positivo, recebeu estrutura própria junto ao Colégio Positivo Júnior e uma metodologia exclusiva e diferenciada. Seus equipamentos audiovisuais contam com a mais avançada tecnologia multimídia. Em 2011, o Centro de Línguas foi homologado pela Universidade de Cambridge para aplicar exames internacionais.

1999

história-22-1999

Com uma campanha publicitária estrelada pela atriz Fernanda Montenegro, foi apresentada mais uma sede do Colégio Positivo em Curitiba, na Rua Itupava, no bairro Alto da XV. O Colégio Positivo – Jardim Ambiental atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, em um ambiente em que a modernidade, o conforto e a amplitude das instalações são emoldurados pela beleza das áreas verdes.

2000

história-24-2000

A Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática lançou os Portais Educacionais, utilizando todo o potencial da internet na educação. Aprendizagem colaborativa, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias e ferramentas de produção, comunicação e gestão são apenas alguns exemplos dos inúmeros recursos oferecidos pelos Portais. Presentes em escolas particulares e públicas e em instituições de ensino superior de todo o país, os Portais Educacionais possuem o maior e mais confiável conteúdo educacional em português.

2006

história-32-2006

Depois do sucesso do Sistema Positivo de Ensino, levado a milhares de escolas particulares, em 2006 o Grupo inovou ao apresentar um sistema voltado ao ensino público. A qualidade do material didático e a excelência da proposta apresentada fez com que, no primeiro ano, mais de 84 mil estudantes, de diversos estados e municípios brasileiros, adotassem o Sistema de Ensino Aprende Brasil.

2011

história-39-2011

Uma parceria firmada entre a Editora Positivo e o jornal O Estado de S. Paulo trouxe mais uma inovação do Curso Positivo para os vestibulandos de todo o Brasil: a disponibilização gratuita, na internet, de 51 videoaulas de revisão dos principais conteúdos do vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desenvolvidas pelos professores do Curso, as “Super Aulas Estadão Positivo” tiveram mais de três milhões de acessos nos primeiros 15 dias.

2012

história-46-2012

O ano de 2012 começou com uma nova modalidade de ensino, o Bilíngue Integral. Baseado em quatro eixos – cultura, linguagens, esporte e ciências –, destina-se a alunos do 1º e 2º ano do Colégio Positivo Júnior e propõe a aquisição natural, espontânea e contextualizada da língua inglesa, a partir de múltiplos estímulos em um ambiente de imersão parcial. Além das disciplinas básicas do currículo nacional, ministradas em português, são realizadas atividades artísticas e culturais, exercícios esportivos, oficinas de aprendizagem e momentos lúdicos conduzidos em inglês por educadores bilíngues.

2012

história-47-2012

Em 2012, também foi lançado o Ensino Médio Especial, para alunos aprovados em um disputado processo seletivo. As turmas de 1ª e 2ª séries têm ensino integral, com aulas voltadas à preparação para o Enem e para os vestibulares mais concorridos do país. A nova proposta, com 1.500 horas-aula no ano, permite que os conteúdos das três séries do Ensino Médio sejam trabalhados, em profundidade, em dois anos, ampliando a preparação do aluno.

2012

história-48-2012

Quatro décadas depois de materializar o sonho de um grupo de professores que apostou na educação de qualidade como um projeto de futuro, o Grupo Positivo atinge uma marca histórica. Juntos, o Sistema Positivo de Ensino, o Sistema de Ensino Aprende Brasil e o Colégio Positivo atingem 1 milhão de alunos. Sempre norteado por seus valores fundamentais – saber, ética, trabalho e progresso –, o Grupo Positivo tem orgulho de colaborar para a construção de um país melhor para todos os brasileiros.